O evento ocorre nos dias 27 e 28 de outubro com ações de expositores, palestras, workshops, rodadas de negócios, pitches de startups, mentorias, debates, cursos dentre outras iniciativas criadas por moradores das favelas de todo o país.
A Câmara Municipal de Fortaleza esteve presente de forma especial na Expo Favela Innovation Ceará, nesta sexta-feira (27), no Centro de Eventos. O Presidente Gardel Rolim (PDT) representou a Casa do Povo no painel: Controle Social, Legislativo e a Favela com a mediação da jornalista Vera Magalhães.
O bate-papo jogou luz às problemáticas enfrentadas nas periferias do país. Os convidados contribuíram trazendo perspectivas de políticas públicas que podem corroborar com o crescimento econômico das favelas.
O presidente da Câmara Municipal, vereador Gardel Rolim, aproveitou o evento para reforçar que o debate deve existir com as comunidades, com as favelas, pelo peso social, econômico importante que tem para Fortaleza e grandes cidades do Brasil.
“Esse é um fenômeno que data de 50 anos e, nesse período, muitas transformações e muitas novidades ocorreram nessas comunidades. Portanto, ter um evento como este, que possa agregar a este debate, trazer para Fortaleza a CUFA e outras instituições que discutem o tema, colabora no sentido de nos aprofundarmos sobre o assunto, verificar quais são os desafios, as lutas, as conquistas até agora e compreender quais são as expectativas das comunidades, das favelas, e como o poder público pode trabalhar na direção de melhorar a vida desse cidadão que está nessas comunidades”, disse o parlamentar.
Gardel citou ações necessárias que precisam atender às comunidades, como urbanismo, obras de infraestrutura, creches, escolas, acesso ao posto de saúde, mas que é preciso adentrar no debate real e verdadeiro, que é muito maior e além disso. “Nós representamos de fato a população, mas precisamos evoluir para isso e ter de fato a participação, abrindo as portas das casas legislativas para a participação popular. A vida é muito dinâmica, as favelas mudam muito, e a gente precisa estar antenado com essas mudanças. Nós aprovamos esta semana na Câmara Municipal uma legislação específica para algumas favelas e agora Fortaleza está definindo o Plano Diretor, e por que não termos um Plano específico para as favelas?” questionou o presidente no encontro.
Tanto o presidente da Câmara Municipal, vereador Gardel Rolim, quanto o presidente estadual da CUFA Ceará, Wilton Santos, destacaram a importância de envolver as comunidades, especialmente as favelas, em debates e ações que visam melhorar as condições de vida e o desenvolvimento econômico. Enquanto Gardel Rolim destaca a necessidade de um debate mais amplo e inclusivo, incluindo a elaboração de planos diretos específicos para as favelas, Wilton Santos ressalta que eventos como a Expo Favela podem facilitar conexões e colaborações que impulsionam o empreendedorismo local.
“A gente que está produzindo está fazendo este evento. A partir de várias falas que tivemos com os empreendedores, a partir de várias visitas que fazemos nas favelas e com os trabalhos que desenvolvemos. Quando colocamos um empreendedor da favela, um empreendedor do asfalto, trazemos os dois para um papo, para uma conexão, para essa rede de contatos, possibilitamos resultados, discutimos possibilidades e como ter acesso ao dinheiro. Porque o empreendedor está lá na favela com o seu negócio, mas tem dificuldade de ter acesso ao dinheiro, então discutimos isso e colocamos em prática”, disse Wilton Santos.
Sobre o evento
Considerada a maior feira de empreendedorismo do mundo direcionada ao público das periferias, a Expo Favela Innovation conecta a favela ao asfalto. A Expo Favela é uma feira de negócios, onde os expositores são empreendedores e startups da favela.
Essa será a primeira edição no Ceará, depois do grande sucesso em São Paulo, Goiás, Mato Grosso, Rio de Janeiro, Sergipe, Amapá e Pernambuco. O evento teve início em 2022 e, neste ano, a organização ousou, expandindo com a criação de edições regionais em várias capitais do país, fechando com uma grande edição nacional no início de dezembro, em São Paulo.
A Expo Favela Innovation é uma realização da Favela Holding e produção da InFavela com parceria social da Central Única das Favelas (Cufa).
>> Fizeram parte da roda de conversa a jornalista Vera Magalhães; o presidente da Câmara Municipal de Fortaleza, vereador Gardel Rolim (PDT); chefe da Assessoria de participação social e diversidade do Ministério de Direitos Humanos e Cidadania, Anna Karla Pereira; presidente da Cufa, Kalyne Lima; comunicador e apresentador com importante referência no tema negritude, AD Jr.; jornalista, Bruno de Castro.
Foto: ZeRosa Filho
Fonte: Portal da Câmara Municipal de Fortaleza