O Nucleo de Habitação e Moradia da Defensoria Pública do Ceará apresentou ao prefeito de Fortaleza, José Sarto (PDT), nessa segunda-feira (10/6) demandas relacionadas à habitação e moradia digna de populações em situação de vulnerabilidade de Fortaleza. Em visita ao gestor no Paço Municipal, a supervisora do núcleo da DPCE especializado no assunto, Elizabeth Chagas, pautou questões como o aluguel social e a otimização de políticas públicas na área.
Elizabeth Chagas detalhou ao prefeito um estudo desenvolvido pelo Nuham sobre o aluguel social, que integra o Programa Locação Social (PLS) da Prefeitura de Fortaleza e visa proporcionar moradia temporária e digna às famílias que se encontram em condições precárias. “A partir das demandas que recebemos no Núcleo, tivemos o cuidado de realizar uma análise e compartilhar algumas proposições para execução do projeto e, juntos, atuarmos para mais efetividade no alcance de uma política pública muito importante”, destacou a supervisora.
Também foram compartilhadas sugestões de fluxos para o acompanhamento de projetos que tratam da temática de habitação. Essas propostas têm como intuito de atendar às necessidades das comunidades mais vulneráveis. “Eu não conheço nada mais desesperador do que uma pessoa que tem que sair da sua casa e deixar tudo para trás. Já vi casos onde a mulher teve que voltar para o agressor, de pessoas que estavam com familiares com doenças terminais e se viram fora de suas casas. Precisamos somar para pensar em soluções. Então, essa cooperação entre os entes públicos é fundamental para desenvolver soluções eficazes e sustentáveis para os problemas de moradia que afetam uma parcela significativa da população”, reforçou Elizabeth Chagas.
Fonte: Defensoria Pública do Estado do Ceará