Em transmissão ao vivo realizada pelas redes sociais e pela TV Terra do Sol nesta terça-feira (11/06), o prefeito José Sarto prestou contas das últimas obras entregues pela Prefeitura de Fortaleza e destacou políticas de inclusão social realizadas pela gestão.
Sarto destacou a requalificação do Ginásio da Parangaba, cujas obras ele vistoriou ainda nesta terça-feira. Os trabalhos contemplam reformas estruturais, do teto, arquibancadas, banheiros, cantinas, vestiários e ambulatório. Ainda no bairro, também está sendo realizada a urbanização do entorno da praça, que passará a contar com pista de skate, jardim público, mobiliário, estacionamento e academia ao ar livre. As obras estão com 70% de execução. “Fiquei muito animado com o que vi lá e espero devolver o ginásio para a cidade em agosto deste ano ainda”, comentou o prefeito.
Na sequência, Sarto comentou sobre a entrega da nova Escola Areninha, inaugurada na segunda-feira (10/06) no bairro Serrinha. A unidade atende 340 alunos do 6º ao 9ª ano do Ensino Fundamental, promovendo aulas esportivas, de português, de matemática e de cidadania no contraturno escolar. A iniciativa faz parte do projeto de universalização do Ensino em Tempo Integral para o Fundamental II e, até o final do ano, Fortaleza contará com 25 Escolas Areninhas, beneficiando seis mil crianças.
Prefeito Sarto entrega 9ª Escola Areninha da gestão; serão 25 até o final de 2024
Ainda na área da educação, Sarto celebrou a ida de 23 jovens de Fortaleza para intercâmbio em Manchester, na Inglaterra. Os beneficiados são alunos do Geração Bilíngue, programa que faz parte do Juventude Digital, da Prefeitura de Fortaleza.
“Os intercambistas do Geração Bilíngue foram selecionados numa competição entre alunos de 12 escolas da rede municipal. São jovens de 14 e 15 anos. Eles receberam passagens aéreas de ida e volta, hospedagem em casa de família, alimentação, seguro de vida, seguro saúde e auxílio financeiro”, relatou Sarto. “Eu imagino a felicidade e a ansiedade deles. Porque eu também me formei na escola e na universidade pública e depois consegui uma bolsa para estudar nos Estados Unidos e tive essa sensação que provavelmente eles estão tendo”, completou.
O chefe do executivo municipal também pontuou que os professores da rede pública também podem realizar intercâmbio acadêmico por meio do programa Professores sem Fronteiras, que está com edital aberto para vagas na Portugal e Irlanda. As inscrições iniciaram na segunda-feira e seguem até o dia 24 deste mês.
“Ao todo, 75 professores já participaram do intercâmbio internacional para países como Irlanda e Portugal. Esse programa, Professores sem Fronteiras, faz parte da política de valorização dos nossos profissionais da educação. É uma oportunidade fantástica para que eles possam conhecer práticas pedagógicas de outros países, que são referência no cenário mundial. E também poderem partilhar os saberes e experiências da nossa rede de ensino, que já é um exemplo nacional. E agora, também, internacional”, comentou Sarto.
O prefeito destacou ainda as obras de requalificação da Avenida Boulevard III, no bairro Jangurussu. Os serviços contemplaram pavimentação em piso intertravado, calçadas acessíveis, paisagismo, acessibilidade, iluminação e parquinhos. Como relatou Sarto, estas intervenções, além de melhorias de urbanização, também promovem melhorias socioeconômicas nos bairros beneficiados. “Eu fiquei muito feliz de ver a comunidade lá se divertindo e consumindo. É isso aí que faz da nossa cidade líder na geração de emprego e renda, gente. Eu fico muito orgulhoso disso.”
Prefeito Sarto entrega obras de urbanização da avenida Bulevard III, no Jangurussu
Outra obra destacada por Sarto foi a urbanização da Lagoa do Mondubim, onde a Prefeitura fez toda a requalificação do espaço. No Mondubim, a iniciativa teve como objetivo resgatar o entorno de toda a área verde existente no bairro, proporcionando aos moradores a criação de mais um parque urbano dotado com calçadão para caminhadas no entorno da lagoa e áreas destinadas ao convívio social e bem-estar, além da geração de emprego e renda, com o crescimento do empreendedorismo na região. Além do Mondubim, outras lagoas também receberam requalificação, como a Lagoa do Opaia, de Messejana e do Urubu.
Requalificada, Lagoa do Mondubim se destaca como novo polo de lazer da região
Sarto comentou também sobre o projeto Costurando o Futuro, que realizará a entrega de mais 150 máquinas de costura para profissionais selecionados por chamada pública. “Sabe como a gente também faz para reduzir desigualdade? Gerando mais oportunidades. Essa ação faz parte do Projeto Costurando o Futuro. Esse projeto já atende a 30 mil pessoas com 12 ateliês fixos e uma unidade móvel, que hoje está instalada no Antônio Bezerra, justamente ali próximo de onde antes funcionava a fábrica da Guararapes. Então, logo mais, vamos estar lá no Cuca Pici, fazendo mais essa entrega para estimular a geração de emprego e renda em nossa cidade”, relatou.
Fonte: Prefeitura Municipal de Fortaleza