Envelhecimento da população brasileira: reflexões do Censo 2022 na Defensoria Pública

Os resultados do Censo de 2022 apontam um crescimento expressivo da população idosa no Brasil. De acordo com o levantamento, o número de idosos subiu 15.1% se comparado ao mesmo período do ano de 2012. Todo esse envelhecimento da população traz consigo desafios sociais que demandam atenção e estratégias inovadoras para atender a essa parte da população. 

Visando acolher da melhor maneira possível o público idoso, a Defensoria Pública do Estado (DPCE) ampliou o Núcleo Especializado de Atendimento à População Idosa. O novo espaço conta com recepção individualizada para a triagem dos assistidos de forma exclusiva, além dos gabinetes de atendimento defensorial. A ampliação do espaço deu-se ao constante aumento pela procura por atendimento. De janeiro a outubro deste ano, 8.921 atuações foram realizadas pelo núcleo.

Para o defensor público Daniel Leão Hitzschky Madeira, supervisor do núcleo, essa transformação demográfica precisa ser encarada de maneira séria e responsável. De acordo com ele, o sistema de justiça deve se adequar para que os direitos das pessoas 60+ sejam respeitados e efetivados de maneira digna e humanizada.

“O idoso tem uma série de especificidades, porque ele tem que ter prioridade de atendimento, sem falar que a população idosa, em sua parte, às vezes tem muita dificuldade com as mídias digitias, questões de locomoção e problemas de visão e audição. Então, o natural é que a sociedade se adapte a essa nova realidade,  agora, como isso vai acontecer e em que velocidade vai acontecer, é o grande questionamento, porque isso exige política pública, precisa de maior estruturação, precisa de uma série de coisas. O que nós precisamos é se adequar a isso, a esse processo de envelhecimento na sociedade”, pontua Leão. 

O envelhecimento populacional é uma realidade no país e no Ceará. Atualmente no Estado 1,5 milhão de cearenses possuem mais de 60 anos, ou seja, 16% da população total do estado é idosa. Segundo Daniel, as pesquisas são testificadas, diariamente, dentro do Núcleo, pois, existe uma média de 50 atendimentos realizados todos os dias. No entanto, esse número tem variado bastante. “A Defensoria já sabia do aumento dessa demanda e da necessidade de ampliação, não só de estrutura, mas de pessoal também. Essa ampliação e aperfeiçoamento deverão seguir sendo feitos gradativamente, pois a tendência é que a estrutura fique pequena”, destaca o defensor. 

Anteriormente à reforma, os idosos ficavam aguardando o atendimento na recepção da sede da Instituição. Após isso, eram encaminhados para triagem e só depois realizavam o atendimento com o defensor. Agora, o Núcleo disponibiliza um novo espaço de acolhimento, possibilitando mais conforto e agilidade. De acordo com Maria das Graças, 70 anos, pensionista, é de grande importância que o serviço público tenha um olhar diferenciado para a população 60+. 

“Nós, idosos, somos mais vulneráveis em comparação aos mais jovens. Por isso, precisamos de um atendimento especializado”, pondera Maria. 

O Censo 2022 não apenas apresenta dados, mas narra a evolução do envelhecimento da população brasileira. Entender e enfrentar os desafios decorrentes dessa mudança demográfica é essencial para construir uma sociedade inclusiva e resiliente. Simultaneamente, reconhecer as oportunidades e potencialidades proporcionadas pela população idosa é crucial para moldar um futuro em que todas as gerações possam prosperar juntas. Este convite é para reflexão e ação, à medida que o Brasil avança rumo a uma sociedade mais madura e equitativa.

Serviço

Núcleo Especializado de Atendimento à População Idosa

Avenida Pinto Bandeira, 1111 – Bairro Luciano Cavalcante

Atendimento de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 16h.

Celular: (85) 99208-7193

Fonte: Portal da Defensoria pública do Ceará

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