Membros da diretoria do Sindicato das Autoescolas do Ceará (SindCFCs-CE) participaram de uma importante reunião em Brasília com o ministro da Educação, Camilo Santana, para discutir propostas voltadas ao fortalecimento da educação para o trânsito e a valorização da autoescola para formação de condutores. A agenda foi intermediada pelo deputado estadual Fernando Santana.
Durante o encontro, os dirigentes apresentaram dados e números que demonstram a relevância da formação de condutores no Brasil, além de destacar o papel essencial dos instrutores de trânsito vinculados às autoescolas.
O ministro Camilo Santana reconheceu a importância do trabalho desenvolvido pelas instituições e tem sido um aliado da luta pela educação no trânsito.
Na ocasião, Eliardo Martins, presidente do Sindcfcs, apresentou propostas para reduzir custos, desburocratizar processos e criar alternativas, como a que garantam ao cidadão inscrito no CadÚnico o acesso gratuito à CNH.
O ministro se comprometeu a apresentar as sugestões ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva, destacando a necessidade de avançar no debate sem comprometer a sobrevivência das mais de 15 mil empresas do setor e a manutenção de mais de 300 mil empregos diretos no país.
A reunião reforça o papel das autoescolas como instituições de ensino e a importância de políticas públicas que valorizem a educação de trânsito como ferramenta de inclusão social e segurança viária.