Usuários do Poder Judiciário avaliaram com índice de 60,91% de aprovação o trabalho da Justiça cearense. O resultado é fruto da “Pesquisa de Satisfação do Judiciário”, realizada entre setembro e dezembro de 2022. Os dados foram apresentados pela Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag) ao presidente do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE), desembargador Abelardo Benevides Moraes, nesta quarta-feira (15/03).
Entre os pontos mais bem avaliados está o atendimento do Judiciário, com 67,10%. “Quem usa os serviços da Justiça tem uma percepção diferente da nossa. Com o resultado da pesquisa, conseguimos observar que o maior desafio do Judiciário é a celeridade. Precisamos diminuir o tempo de tramitação do processo”, afirmou o presidente do Tribunal.
Foram respondidos 308 questionários, de forma online. O questionário continha 19 perguntas, distribuídos nos temas de acesso aos prédios e serviços; atendimento e prestação de serviços; uso da tecnologia da informação; comunicação com a sociedade; transparência e infraestrutura. Os dados foram apresentados pela secretária de Planejamento e Gestão, Rafaela Lopes.
“Foi feito todo um trabalho de revisão dos itens a serem avaliados na forma de aplicação do questionário. Hoje, estamos no segundo ano dessa pesquisa, que é muito bem estruturada, tanto em conteúdo quanto na aplicação, fazendo com que tenhamos uma amostra mais representativa”, explicou o Superintendente da Área Administrativa, Sérgio Mendes.
Ao final da reunião, o chefe do Judiciário estadual ressaltou que o próximo passo é a aplicabilidade. “Nós temos as informações que vieram dos usuários da Justiça, os principais interessados no serviço. O mais importante agora é avaliar como vamos aplicá-las”, disse.
Fonte: Portal do TJ-CE