O Programa de Orientação, Proteção e Defesa do Consumidor (Procon Alece), órgão da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece), realiza, a partir de segunda-feira (13/03), atividades para comemorar o Dia do Consumidor, celebrado anualmente em 15 de março.
O assessor técnico do Procon Alece, Rodrigo Colares, ressalta a importância da data. “Sabemos que a defesa do consumidor, tendo em vista a ampla gama de direitos a serem contemplados no ordenamento jurídico, tem uma atribuição e um contato especial com toda a população. Todos nós somos, de algum modo, consumidores em algum momento da nossa vida”, destacou.
Um mutirão de atendimento ao consumidor será realizado entre a segunda (13/03) e a sexta-feira (17/03), das 08h às 17h, na sede do Procon Alece, com a disponibilização de consultas, orientações jurídicas e abertura de reclamações. A ação contará com a participação das concessionárias de distribuição de energia elétrica, Enel Ceará, e de abastecimento de água, coleta e tratamento de esgoto, Cagece.
Dentro dessa semana comemorativa, o Procon Alece busca oferecer uma série de serviços, “colocando toda a equipe técnica, treinada e especializada, para esclarecer e orientar sobre quais são os direitos dos consumidores que, de algum modo, se sintam vulneráveis, ou tenham algum problema com relação a compras ou prestação de serviços”, segundo observa Rodrigo Colares.
A iniciativa conta também com a realização de duas palestras. A primeira está marcada para a segunda-feira, a partir das 9h, destinada a servidores da terceira idade. A palestrante é a assessora técnica do Procon Alece, Telma Valéria Pimentel, que vai falar sobre a temática dos superendividamentos e educação financeira.
A outra palestra está prevista para a quinta-feira (16/03), no Colégio Kennedy, a partir das 9h. Os palestrantes, Lícia Brasil, Rodolfo da Rocha, Rômulo Fontenele e Telma Valéria Pimentel, abordarão os direitos do consumidor. A escola receberá ainda, na terça-feira (14/03), uma unidade móvel da Enel que fará a troca de lâmpadas para a comunidade do entorno.
Fonte: Portal da Assembleia Legislativa do Ceará